Cap. 1 - O Líbano
HISTÓRIA
O Líbano, juntamente com a Síria, foi o local de origem dos Fenícios, negociantes semitas da antiguidade de cultura marítima, habitaram a região por cerca de 2.461 anos (de 3000 a 539 a.c), depois o Líbano pertenceu ao Império Otomano e, após a primeira guerra mundial ficou sob mandato da França obtendo sua independência em 22 de novembro de 1943.
Bandeira Libanesa quando sob mandato francês
GEOGRAFIA
LOCALIZAÇÃO E CLIMA:
Localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo Ásia Ocidental - o Líbano tem uma área de 10.452 km2, são 225 km de litoral, 375 km de fronteira ao norte e oeste com a Síria e 79 km de fronteira ao sul com Israel.
As montanhas libanesas são drenadas por córregos sazonais e rios, são 16 rios não navegáveis onde o mais importante é o rio Litani com 145 km. O clima é mediterrâneo moderado.
Nas zonas costeiras os invernos são frios e chuvosos enquanto nas áreas mais elevadas as temperaturas caem abaixo de zero com cobertura de neve pesada no topo das montanhas mais altas.
No verão na zona costeira o clima e quente e úmido e em algumas áreas no nordeste os índices pluviométricos são baixos devido aos altos picos da cordilheira ocidental que impedem a chegada de chuvas.
GOVERNO:
O sistema de governo libanês é República Parlamentarista.
CAPITAL E DIVISÕES ADMINISTRATIVAS:
Beirute é a capital libanesa, a cidade mais rica e populosa com quase 1.000.000 de habitantes.
O Líbano é divido em 06 províncias:
1. Beirute - capital: Beirute
2. Monte Líbano - capital: Baabda
3. Líbano Norte (setentrional) - capital: Tripoli
4. Bekaa - capital: Zahle
5. Nabatieh - capital: Nabatieh
6. Líbano Sul (meridional) - capital: Sidon
Beirute, capital do Líbano
POPULAÇÃO:
O Líbano tem aproximadamente 4.000.000 de habitantes.
AS CIDADES MAIS POPULOSAS:
1. Beirute com aproximadamente 1.000.000
2. Tripoli com aproximadamente 730.000
3. Sidon com aproximadamente 463.500
Economia:
PIB: US$ 45.019 bilhões (86ª economia mundial) - dados de 2014
Moeda corrente: LBP - libra libanesa
IDIOMA OFICIAL:
Árabe libanês (os idiomas: Francês, Inglês, Armênio e Turco também são muito utilizados).
RELIGIÕES:
O Líbano tem a maior diversidade religiosa do oriente médio: muçulmanos (xiita e sunita), cristãos (católicos maronitas, ortodoxos gregos, Greco-católicos, protestantes e outros cristãos), drusos e em pequeno número judeus, budistas e hindu.
BANDEIRA:
O símbolo do país é o Cedro-Libanês, estampado na bandeira.
É a arvore mais famosa e valiosa tanto nacionalmente como internacionalmente , dentre as coníferas é uma das mais majestosas.
Simboliza a força e a imortalidade.
TURISMO:
Clique sobre a foto para ampliar:
Mais informações no site do consulado: http://www.consuladogeraldolibano.com.br/turismo/index.html
Aeroporto Internacional de Beirute (Rafik Hariri)
Aeroporto Internacional do Líbano
CULINÁRIA:
A culinária libanesa é extraordinariamente diversa, reúne tradições mediterrâneas, européias e orientais, está fortemente ligada a culinária síria.
Além das carnes, frutas, verduras e legumes a cozinha libanesa utiliza muitas especiarias como: açafrão, canela, gergelim, pimenta, cravo, noz moscada e hortelã entre outras.
Os principais pratos libaneses apreciados no mundo inteiro são: esfihas, quibe frito e cru, coalhada, charuto de folha de uva e de repolho, abobrinha recheada, tabule, fatuche, homus entre outros.
Alguns produtos da culinária libanesa que embora não muito conhecido ao redor do mundo são comuns na mesa libanesa são:água de rosas e água de flor de laranjeira(ma’ward e ma’zahr) utilizados em doces e caldas, cardamono (Hal) que são sementes secas no café,essência de romã, substitui limão ou vinagre, pimenta síria ou 7 pimentas (bhar) mistura de especiarias moídas tais como pimenta da Jamaica,pimenta do Reino preta e branca, canela, noz moscada e cravo, pinholes (snoubar) pinhões do mediterrâneo, Zattar ou Zahtar especiaria composta de por summac e sementes de gergelim e tomilho, miski uma resina vegetal utilizada para aromatizar doces além da bebida alcoólica Arak destilado de uvas aromatizado com anis.
E os doces feitos com semolina, amêndoas, creme de leite, queijo etc.
Arak fabricado pela família Rayes no Líbano.