Cap. 1 - O Líbano

HISTÓRIA

O Líbano, juntamente com a Síria, foi o local de origem dos Fenícios, negociantes semitas da antiguidade de cultura marítima, habitaram a região por cerca de 2.461 anos (de 3000 a 539 a.c), depois o Líbano pertenceu ao Império Otomano e, após a primeira guerra mundial ficou sob mandato da França obtendo sua independência em 22 de novembro de 1943.

 

Bandeira Libanesa quando sob mandato francês

GEOGRAFIA

LOCALIZAÇÃO E CLIMA:

Localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo Ásia Ocidental - o Líbano tem uma área de 10.452 km2, são 225 km de litoral, 375 km de fronteira ao norte e oeste com a Síria e 79 km de fronteira ao sul com Israel.

As montanhas libanesas são drenadas por córregos sazonais e rios, são 16 rios não navegáveis onde o mais importante é o rio Litani com 145 km. O clima é mediterrâneo moderado.

Nas zonas costeiras os invernos são frios e chuvosos enquanto nas áreas mais elevadas as temperaturas caem abaixo de zero com cobertura de neve pesada no topo das montanhas mais altas.

No verão na zona costeira o clima e quente e úmido e em algumas áreas no nordeste os índices pluviométricos são baixos devido aos altos picos da cordilheira ocidental que impedem a chegada de chuvas.

GOVERNO:

O sistema de governo libanês é República Parlamentarista.

CAPITAL E DIVISÕES ADMINISTRATIVAS:

Beirute é a capital libanesa, a cidade mais rica e populosa com quase 1.000.000 de habitantes.

O Líbano é divido em 06 províncias:

1. Beirute - capital: Beirute

2. Monte Líbano - capital: Baabda

3. Líbano Norte (setentrional) - capital: Tripoli

4. Bekaa - capital: Zahle

5. Nabatieh - capital: Nabatieh

6. Líbano Sul (meridional) - capital: Sidon

 

Beirute, capital do Líbano

POPULAÇÃO:

O Líbano tem aproximadamente 4.000.000 de habitantes.

AS CIDADES MAIS POPULOSAS:

1. Beirute com aproximadamente 1.000.000

2. Tripoli com aproximadamente 730.000

3. Sidon com aproximadamente 463.500

Economia:

PIB: US$ 45.019 bilhões (86ª economia mundial) - dados de 2014

Moeda corrente: LBP - libra libanesa

IDIOMA OFICIAL:

Árabe libanês (os idiomas: Francês, Inglês, Armênio e Turco também são muito utilizados).

RELIGIÕES:

O Líbano tem a maior diversidade religiosa do oriente médio: muçulmanos (xiita e sunita), cristãos (católicos maronitas, ortodoxos gregos, Greco-católicos, protestantes e outros cristãos), drusos e em pequeno número judeus, budistas e hindu.

BANDEIRA:

O símbolo do país é o Cedro-Libanês, estampado na bandeira.

É a arvore mais famosa e valiosa tanto nacionalmente como internacionalmente , dentre as coníferas é uma das mais majestosas.

Simboliza a força e a imortalidade.

TURISMO:

Clique sobre a foto para ampliar:

Mais informações no site do consulado: http://www.consuladogeraldolibano.com.br/turismo/index.html

Aeroporto Internacional de Beirute (Rafik Hariri)

 

Aeroporto Internacional do Líbano

CULINÁRIA:

A culinária libanesa é extraordinariamente diversa, reúne tradições mediterrâneas, européias e orientais, está fortemente ligada a culinária síria.

Além das carnes, frutas, verduras e legumes a cozinha libanesa utiliza muitas especiarias como: açafrão, canela, gergelim, pimenta, cravo, noz moscada e hortelã entre outras.

Os principais pratos libaneses apreciados no mundo inteiro são: esfihas, quibe frito e cru, coalhada, charuto de folha de uva e de repolho, abobrinha recheada, tabule, fatuche, homus entre outros.

Alguns produtos da culinária libanesa que embora não muito conhecido ao redor do mundo são comuns na mesa libanesa são:água de rosas e água de flor de laranjeira(ma’ward e ma’zahr) utilizados em doces e caldas, cardamono (Hal) que são sementes secas no café,essência de romã, substitui limão ou vinagre, pimenta síria ou 7 pimentas (bhar) mistura de especiarias moídas tais como pimenta da Jamaica,pimenta do Reino preta e branca, canela, noz moscada e cravo, pinholes (snoubar) pinhões do mediterrâneo, Zattar ou Zahtar especiaria composta de por summac e sementes de gergelim e tomilho, miski uma resina vegetal utilizada para aromatizar doces além da bebida alcoólica Arak destilado de uvas aromatizado com anis.

E os doces feitos com semolina, amêndoas, creme de leite, queijo etc.

 

 

 

Arak fabricado pela família Rayes no Líbano.

Atualizado em 20/08/2018

© 2015-2018 Irmãos Rayes - Todos os direitos reservados.

L2 Midia