Cap. 2 - Hasbaya

Com cerca de 7.300 habitantes a pequena Hasbaya (21,89 km2) está localizada no sul do Líbano a 114 km da capital Beirute.

Fica no sopé do monte Hermon (que tem 2.745 metros de altitude) onde flui o rio Hasbani.

Em Hasbaya temos o Wadi El Taym um grande e fértil vale paralelo ao monte Hermon que é coberto de oliveiras, aliás azeitona é o principal produto agrícola, porém os moradores também produzem mel, uva, figos, e outras frutas.

Quanto a religião a maioria é drusa, mas existe também uma parte da população (minoria) cristã e em 1826 uma missão de protestantes americanos se estabeleceu Hasbaya (mais raros hoje em dia).

Hasbaya foi um importante local histórico, porém poucos monumentos resistiram ao longo do tempo, o mais importante é o palácio dos Emirs Chehabs que em 1172 após retomar o local invadido nos tempos das Cruzadas, transformaram o forte em palácio similar aos palácios Italianos da renascença. O palácio conta com 65 quartos no andar superior, paredes decoradas pintadas a mão e uma mesquita, na entrada em ambos os lados emblema de um leão que é o símbolo da família Chebab.

Hasbaya mantém a tradição de fazer roupas manualmente, os tradicionais turbantes e túnicas ainda são feitos a mão.

 

Clique sobre a foto para ampliar:

Fotos por Gardenia Tarabay

 

A família Rayes é uma família cristã de Hasbaya, existem relatos que Nassib Bek Rayes foi um importante líder político cristão na região por volta de 1900.

Santa Rafqa (ou Santa Rebeca)

Existe uma Santa na família Rayes, é Rafqua Pietra Chobog Ar Rayes, filha única do casal Mourad Saber Al Chobog Al Rayes e Rafqua Gemayel, nasceu em 29/06/1832 em Himlaya - Líbano e morreu em 23/03/1914 no mosteiro de São José em Jrabta - Líbano, foi beatificada em 16/11/1985 e canonizada em 10/06/2001 na basílica de São Pedro pelo papa João Paulo II.

Dia 23 de março é comemorado o dia da Santa Rebeca

ORAÇÃO DE SANTA RAFQA (REBECA):

Ó Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, Tu gravaste a imagem de Tua Paixão na vida de Santa Rafqa (Rebeca) fazendo dela mestra e operária orando e compartilhando contigo o Ministério da Redenção.

Aqui estamos, humildemente, diante de ti orando e pedindo a intersecção de Santa Rafqa (Rebeca) para que as crianças sejam abençoadas, os doentes recebam a graça de cura e os que sofrem, a alegria e a felicidade e para que aquelas que oram na Igreja e Mosteiros tenham seus pedidos atendidos (pedir graça).

E assim como tu honraste Rafqa (Rebeca) com a da tua luz celestial permita-me viver como Rafqa (Rebeca) viveu durante toda sua vida na fé, na esperança e na caridade, a fim de que com ela, com a Virgem Maria e todos os Santos Te glorifiquem.

Amém

Atualizado em 20/08/2018

© 2015-2018 Irmãos Rayes - Todos os direitos reservados.

L2 Midia